Nutrição

Não é a toa que o mundo se curvou ao sabor do Abacate, o fruto é um superalimento!

Tabela Nutricional

Composição de 100 gramas da parte comestível: Centesimal, Minerais, Vitaminas e Colesterol

Rico em vitaminas, sais minerais e gorduras monoinsaturada, o Abacate só traz vantagens e benefícios ao consumi-lo!

Por muito tempo o abacate foi considerado um alimento calórico, associado ao ganho de peso e gordura corporal. Porém, atualmente, já se sabe que o abacate é uma fruta com alto valor nutricional e que promove diversos benefícios ao organismo.

Quando consumido de forma equilibrada e regular, o abacate pode ser consumido por todas as pessoas, pois apresenta diversos benefícios para a saúde: controle do colesterol, ação positiva na diabetes, prevenção de doenças crônicas etc. Parte do sucesso do abacate se dá devido ao seu alto valor nutricional, além da sua versatilidade gastronômica.

NUTRIENTE QUANTIDADE % VD*
Valor energético 96.2kcal=404 5%
Carboidratos 6,0g 2%
Proteínas 1,2g 2%
Gorduras saturadas 2,3g 10%
Gorduras monoinsaturadas 4,3g
Gorduras poliinsaturadas 1,4g
Fibra alimentar 6,3g 25%
Cálcio 7,9mg 1%
Vitamina C 8,7mg 19%
Fósforo 22,0mg 3%
Manganês 0,2mg 9%
Magnésio 14,7mg 6%
Lipídios 8,4g
Ferro 0,2mg 1%
Potássio 206,3mg
Cobre 0,2ug 0%
Zinco 0,2mg 3%
Riboflavina B2 0,0mg 0%

% Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.
Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (página 36)

Nutrição na Melhor Idade

O consumo do Abacate pode ser feito em todas as fases da vida. Na melhor idade (3º idade), o consumo de Abacate deve se intensificar. A explicação são os benefícios que o superalimento pode trazer nesta fase:

  • Regula o colesterol. O Abacate ajuda a aumentar o HDL (colesterol bom) reduzindo as doenças do coração;
  • Poder antioxidante. O Abacate reduz a formação de radicais livres;
  • Rico em potássio. Não sofra mais com as câimbras e proteja seu coração;
  • Vitamina E e Luteína. A combinação da luteína e vitamina E protegem os olhos de catarata e degeneração macular, alem de ser um excelente antioxidante;
  • O consumo regular do abacate ajuda a aumentar a absorção de nutrientes pelo corpo.

Nutrição kids

Nesta fase a criança desenvolve seu paladar, e a introdução de alimentos é muito importante! O consumo de Abacate deve se iniciar a partir dos 6 meses(ou de acordo com aconselhamento médico) para permanecer até a fase adulta.

O Abacate é uma fruta super saudável e, se torna essencial na alimentação dos bebês, crianças, adolescentes, gestantes e mamães que amamentam.

Conheça algumas vantagens:

  • A consistência de sua polpa (macia) ajuda o Abacate a ser um ótimo alimento na introdução de frutas e papinhas.
  • Excelente fonte de proteínas e ferro, o Abacate contém vitaminas A, E, B1, B2, fitesterol, lecitina, tanino e ácido oleíco, linoléico e palmítico.
  • Rico em gorduras monoinsaturada, sais minerais e glutationa (importante antioxidante). Mesmo sendo rico em gorduras, estas são responsáveis pelo aumento do colesterol HDL (bom colesterol).

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