Amo Abacate

Nunca perdemos a oportunidade de provar essa delícia!

Quem Somos

A página AMO ABACATE é uma iniciativa da ABPA, Associação Brasileira dos Produtores de Abacate, uma organização que agrega os produtores brasileiros de abacate.

A Abacates do Brasil atua em todo o território nacional, e tem como objetivo central a promoção de Abacate como produto no campo da produção, comercialização, industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outras. Desde 2016, a organização promove a página @AMOABACATE no Facebook e Instagram com o objetivo de ampliar o conhecimento do Abacate aos consumidores, favorecendo o consumo através da divulgação de receitas, dicas saudáveis e informações nutricêuticas.

Sobre a ABPA Fale Conosco

Variedades do Abacate

São conhecidas mais de 500 variedades (tipos) de Abacate. A sazonalidade de cada variedade de Abacate depende das condições climáticas e outros fatores que influenciam na produção mais tardia ou precoce. Em geral, a produção das principais variedades cultivadas no Brasil figuram da seguinte forma:

  • Avocado (Hass)
  • Breda
  • Fortuna
  • Geada
  • Margarida
  • Ouro Verde
  • Quintal
  • Baixar PDF

E-book de Receitas

Se você ama Abacate, vai amar também essas receitas rápidas (e deliciosas) para fazer com a sua fruta favorita!

A versatilidade do abacate é imbatível: em versões salgadas, é o clássico da guacamole, já nas doces vai bem com cremes e outras sobremesas. Escolha sua versão preferida, baixe e comece já a inovar nas receitas!

Manuseio

Saborear um delicioso Abacate tem lá seus segredinhos, confira algumas dicas para aproveitar melhor seu fruto:

01
01

Apoie o Abacate em superfície ou segure na mão.

02
02

Com uma faca, faça um corte que circule toda a fruta.

03
03

Gire as duas partes da fruta e separe.

04
04

Com a ajuda de uma faca ou colher, remova o caroço.

Conservação

Resfriado na geladeira 10º
Resfriado na geladeira 10º
Envolvido com plástico filme
Envolvido com plástico filme
Suco de limão na superfície
Suco de limão na superfície

História do Abacate no Brasil

O Abacate é amplamente encontrado no Brasil, seja na maioria dos supermercados brasileiros e até nos quintais das casas.

O Abacateiro é originário do México e América Central, pertence à família Lauraceae, gênero Persea. Cultivares de Abacates são, em geral, híbridos entre as espécies ou raças: Mexicana (Persea americana var. drymifolia), Antilhana (P.americana var. americana) e Guatemalteca (P. nubigena var. guatemalensis).

Segundo relato oficial, as primeiras mudas de Abacate chegaram ao Brasil no ano de 1893, quando chegaram frutos e mudas provenientes da Guiana Francesa. As mudas foram dadas a Dom João VI e plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O Abacate tomou conta do mundo inteiro pelo seu sabor, valor nutricional e pela sua versatilidade podendo ser usado em receitas doces e salgadas.

No Brasil, o consumo do Abacate está atrelado a receitas doces. A maior parte da população brasileira come a polpa do fruto amassada com açúcar e limão ou em forma de vitamina, batido com leite. Outra particularidade do Abacate, a população brasileira alia o consumo da fruta ao ganho de peso, e essa pode ser uma das razões pelo baixo consumo percapto, apenas 301 gramas/ano, segundo dados do IBGE.

O Abacate é rico em gorduras boas, e apesar de ser um fruta calórica é uma das mais poderosas em termos nutricionais e funcionais. Hoje sabemos que o Abacate não engorda e até auxilia na perda de peso, além de deixar os pratos mais saborosos.

Siga @amo_abacate no Instagram