A Abacates do Brasil atua em todo o território nacional, e tem como objetivo central a promoção de Abacate como produto no campo da produção, comercialização, industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outras. Desde 2016, a organização promove a página @AMOABACATE no Facebook e Instagram com o objetivo de ampliar o conhecimento do Abacate aos consumidores, favorecendo o consumo através da divulgação de receitas, dicas saudáveis e informações nutricêuticas.
São conhecidas mais de 500 variedades (tipos) de Abacate. A sazonalidade de cada variedade de Abacate depende das condições climáticas e outros fatores que influenciam na produção mais tardia ou precoce. Em geral, a produção das principais variedades cultivadas no Brasil figuram da seguinte forma:
A versatilidade do abacate é imbatível: em versões salgadas, é o clássico da guacamole, já nas doces vai bem com cremes e outras sobremesas. Escolha sua versão preferida, baixe e comece já a inovar nas receitas!
Saborear um delicioso Abacate tem lá seus segredinhos, confira algumas dicas para aproveitar melhor seu fruto:
Apoie o Abacate em superfície ou segure na mão.
Com uma faca, faça um corte que circule toda a fruta.
Gire as duas partes da fruta e separe.
Com a ajuda de uma faca ou colher, remova o caroço.
O Abacate é amplamente encontrado no Brasil, seja na maioria dos supermercados brasileiros e até nos quintais das casas.
O Abacateiro é originário do México e América Central, pertence à família Lauraceae, gênero Persea. Cultivares de Abacates são, em geral, híbridos entre as espécies ou raças: Mexicana (Persea americana var. drymifolia), Antilhana (P.americana var. americana) e Guatemalteca (P. nubigena var. guatemalensis). As primeiras mudas de Abacate chegaram ao Brasil no século XIX, frutos e mudas provenientes da Guiana Francesa.
O Abacate tomou conta do mundo inteiro pelo seu sabor, valor nutricional e pela sua versatilidade podendo ser usado em receitas doces e salgadas.
No Brasil, o consumo do Abacate está atrelado a receitas doces. A maior parte da população brasileira come a polpa do fruto amassada com açúcar e limão ou em forma de vitamina, batido com leite. Outra particularidade do Abacate, a população brasileira alia o consumo da fruta ao ganho de peso, e essa pode ser uma das razões pelo baixo consumo percapto, apenas 301 gramas/ano, segundo dados do IBGE.
O Abacate é rico em gorduras boas, e apesar de ser um fruta calórica é uma das mais poderosas em termos nutricionais e funcionais. Hoje sabemos que o Abacate não engorda e até auxilia na perda de peso, além de deixar os pratos mais saborosos.