4 de agosto de 2020

Abacate tem 2x mais potássio que a banana

Você sabia que o Abacate pode ter até DUAS VEZES MAIS potássio que a banana? Foi o que constatou uma pesquisa desenvolvida pelos estudantes do curso técnico de química do IFSC de Jaraguá do Sul em Santa Catarina.

Sendo considerado uma das frutas mais nutritivas, o Abacate é cheio de vitaminas e nutrientes benéficos a saúde. A fruta atua na redução do colesterol ruim, na prevenção do câncer de próstata e possui ação anti-inflamatória. Dentre os principais nutrientes presentes estão:  as vitaminas C, B6, E e K, proteína, ferro, ácido fólico e o potássio.

Potássio no Abacate

O potássio é o terceiro mineral mais presente em nosso organismo, importante para regular a quantidade de água, as contrações musculares, frequência cardíaca, além de promover o crescimento celular. O espinafre e a banana eram os alimentos mais procurados para ingestão do nutriente, mas as pesquisas apontam que o Abacate é ainda mais rico.

As variedades avocado, geada, fortuna e fuerte lideram a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos em quantidade de potássio.

Ranking dos Abacates

A pesquisa dos estudantes do curso técnico de química do IFSC fez uma análise da quantidade de potássio presente em 4 variedades de abacate: avocado, geada, fortuna e fuerte. E nos resultados obtidos pôde-se observar que existe uma diferença na quantidade do mineral dentre as variedades, sendo o avocado o que mais possui potássio (576,66 mg/100g de fruta). Quantidade média de potássio nas variedades estudadas (mg/100g do fruto):

  • Avocado 576,66
  • Geada 216,21
  • Fortuna 186,37
  • Fuerte 109,57

A falta de potássio pode dar origem a perda de apetite, câimbras, paralisia muscular ou confusão. Sendo assim, é importante a inclusão do abacate na sua alimentação, pois o potássio presente na fruta auxilia seu organismo a combater o sódio e a reduzir a pressão arterial, controlando a hipertensão. Confira o estudo completo

Confira a matéria completa no Balanço Geral Joinvile.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Amo Abacate e Abacates do Brasil lançam animação aos seus consumidores
+
Amo Abacate e Abacates do Brasil lançam animação aos seus consumidores

A Associação Abacates do Brasil produziu um novo material que foi lançado no dia 22 de dezembro nos perfis @amoabacate nas mídias sociais. Trata-se de um ...

28 de dezembro de 2020